Aneurisma de artérias viscerais

O aneurisma é definido como uma dilatação localizada de uma artéria, com pelo menos 50% de aumento em relação ao tamanho normal esperado para tal artéria. Qualquer artéria do corpo humano pode ser sede de desenvolvimento de aneurismas, inclusive as artérias que irrigam órgãos abdominais, caracterizando os chamados aneurismas viscerais. Os aneurismas viscerais mais comuns são da artéria esplênica (irrigação do baço) e da artéria renal (irrigação dos rins).

A principal causa para o desenvolvimento desses aneurismas é a predisposição e herança genéticas. Outras causas são a aterosclerose e uma doença das artérias chamada displasia fibromuscular.

Os aneurismas viscerais geralmente são assintomáticos e seu diagnóstico se faz na maioria das vezes incidentalmente por exames de imagem solicitados para outras causas. Eventualmente uma tumoração pulsátil pode ser palpada no abdome do paciente no caso de aneurismas grandes, situação essa que pode ser acompanhada de dor abdominal leve.

A rotura do aneurisma é a complicação mais temida, cursando sempre com dor abdominal de forte intensidade e perda sanguínea acentuada.

Os exames mais utilizados para a avaliação e programação cirúrgica são a angiotomografia computadorizada e arteriografia, este último geralmente realizado no ato do tratamento endovascular.

ARTERIOGRAFIA COM ANEURISMA DE ARTÉRIA ESPLÊNICA

Existem duas técnicas para o tratamento cirúrgico dos aneurismas viscerais:

-Cirurgia convencional: consiste na abertura da cavidade abdominal e substituição da artéria doente por uma ponte vascular que pode ser confeccionada com veia do próprio paciente ou com prótese plástica. Apresenta maior porte cirúrgico e recuperação mais arrastada.

-Cirurgia Endovascular: procedimento minimamente invasivo onde, através de uma punção na virilha ou em membros superiores, realiza-se a exclusão do aneurisma da circulação. Para tanto utilizamos vários materiais como stents revestidos, espirais metálicas (molas de embolização) ou substâncias líquidas para embolização (ônix).