Escleroterapia com espuma

A escleroterapia com espuma é um tratamento para varizes que consiste na injeção de uma espuma produzida a partir da mistura entre ar e um agente esclerosante. A espuma tem a capacidade produzir uma reação química na parede das veias tratadas que leva à oclusão das mesmas. Essa esclerose das veias doentes tem o mesmo efeito de uma cirurgia onde é feita a retirada das varizes, podendo ser empregada em qualquer caso, mesmo no tratamento de veias maiores como as safenas por exemplo. O procedimento é realizado sob orientação ultrassonográfica e possui algumas vantagens e desvantagens em relação aos demais tratamentos de varizes.
Como vantagens da escleroterapia com espuma temos que a mesma é feita em consultório, através de punções das varizes, sem a necessidade de cortes, sem necessidade de anestesia ou internação hospitalar. Além disso não necessita repouso e não afasta o paciente de suas atividades diárias.
Como desvantagens os pacientes submetidos à escleroterapia com espuma podem apresentar um pouco de dor e desconforto nas primeiras semanas, decorrentes do processo inflamatório que a espuma causa nas veias tratadas. Além disso, podem se desenvolver pigmentações acastanhadas e pequenas nodulações no trajeto das veias tratadas, estas regredindo na grande maioria dos casos. Complicações maiores como alergia da substância ou trombose venosa são extremamente raras, felizmente.

PREPARO DA ESPUMA

EFEITO DA ESPUMA