Aneurisma de aorta

ANEURISMA DE AORTA

A aorta é a principal artéria do corpo humano. A mesma se inicia no coração e termina cavidade abdominal, sendo que dela saem todas as artérias responsáveis pela irrigação dos nossos órgãos e membros. A aorta pode ser sede de uma doença vascular chamada aneurisma.

O aneurisma é definido como uma dilatação localizada de uma artéria, com pelo menos 50% de aumento em relação ao tamanho normal esperado para tal artéria. Esse aumento de tamanho é acompanhado de maior fragilidade da parede dessa artéria, favorecendo rupturas.

ARTÉRIA AORTA

O aneurisma é definido como uma dilatação localizada de uma artéria, com pelo menos 50% de aumento em relação ao tamanho normal esperado para tal artéria. Esse aumento de tamanho é acompanhado de maior fragilidade da parede dessa artéria, favorecendo rupturas.

Uma das artérias mais acometidas pelos aneurismas é a aorta, principalmente em sua porção abdominal.

Causas

Os pacientes com aneurisma de aorta nascem com a predisposição genética para o desenvolvimento da doença, esta geralmente sendo diagnosticada em idades mais avançadas. Apesar de pouco compreendida, observa-se herança familiar dessa doença em alguns casos.

Além disso o fumo e a hipertensão arterial sistêmica também estão implicados na ocorrência da doença, bem como algumas síndromes clínicas, como a síndrome de Marfan.

Sintomatologia e diagnóstico

Os aneurismas de aorta geralmente são assintomáticos durante seu crescimento, apresentando sintomas como dor lombar e abdominal apenas quando atingem grande tamanho.

A complicação mais temida dos aneurismas de aorta é a ruptura. Pacientes com aneurisma de aorta roto em geral apresentam dor abdominal de forte intensidade e queda abrupta da pressão, dado o intenso sangramento que ocorre nessa situação. A mortalidade dos pacientes com rotura do aneurisma de aorta pode chegar a 80-90%, razão pela qual o diagnóstico precoce e a correção cirúrgica fora da fase de complicações deve ser sempre almejada.

O diagnóstico pode ser suspeitado pela palpação de uma massa pulsátil no caso dos aneurismas de aorta abdominal e por alterações em um RX simples de tórax nos aneurismas de aorta torácica. O ultrassom de abdome é um bom exame para investigação dessa suspeita clínica e, quando positivo, deve complementado pela angiotomografia, exame considerado de melhor qualidade para avaliação dos aneurismas de aorta.

É importante que todo os pacientes acima de 60 anos sejam investigados com exame físico e ultrassom de abdome para detecção de aneurismas de aorta abdominal assintomáticos.

Tratamentos

O risco de ruptura de um aneurisma de aorta aumenta quando seu diâmetro ultrapassa o limite de 5 a 5,5cm, sendo indicada cirurgia nessa situação. Apesar desse parâmetro objetivo, tal conduta deve ser individualizada caso a caso considerando-se as condições clínicas dos pacientes.

As duas opções cirúrgicas principais para o tratamento dos aneurismas de aorta são:

-Cirurgia convencional: consiste no acesso cirúrgico do aneurisma e substituição do mesmo por uma prótese de tecido sintético que é costurada manualmente na aorta sadia. Trata-se de procedimento de grande porte e recuperação mais arrastada.

ANEURISMA DE AORTA – CIRURGIA CONVENCIONAL

-Cirurgia Endovascular: consiste em um procedimento minimamente invasivo onde uma endoprótese é inserida através de pequenas incisões ou punções nas virilhas, sendo liberada no interior do aneurisma. Essa endoprótese exclui o aneurisma da circulação, despressurizando sua já fragilizada parede. Apresenta melhor recuperação e menor incidência de complicações imediatas.

CORREÇÃO ENDOVASCULAR DE ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL

CORREÇÃO ENDOVASCULAR DE ANEURISMA DE AORTA TORÁCICA

    

TRATAMENTO ENDOVASCULAR DO ANEURISMA DE AORTA