Estenose de carótida

As artérias carótidas são as principal fonte de irrigação sanguínea do cérebro humano e podem ser sede de obstruções (estenose) ou oclusões. Essas obstruções podem determinar a ocorrência de sintomas neurológicos e levar ao desenvolvimento do acidente vascular cerebral (AVC), popularmente chamado de derrame.

A principal causa da estenose de carótida é a aterosclerose, que consiste na deposição de tecido gorduroso nas paredes internas das artérias, levando a obstruções e até oclusão completa do vaso. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose são: tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, colesterol elevado, obesidade, idade avançada e histórico pessoal ou familiar de doenças ateroscleróticas.

OBSTRUÇÃO ARTERIAL PELA ATEROSCLEROSE

A evolução inicial da doença é geralmente silenciosa, de forma que os pacientes com lesões obstrutivas das carótidas podem permanecer assintomáticos por anos. O sintoma mais temido da obstrução da artéria carótida é o AVC, este decorrendo da morte das células cerebrais por obstruções na irrigação arterial. O AVC pode apresentar gravidade variável e sintomas diversos como perda de movimentos em um dos lados do corpo, cegueira ou perda da fala.

Devido o caráter silencioso da doença, é recomendada a investigação de obstruções carotídeas em pacientes com fatores de risco a partir dos 60 anos de idade. O exame inicial para investigação desses pacientes é o ultrassom doppler de carótidas. Na dependência dos resultados do doppler, exames mais detalhados como a angiotomografia e a arteriografia podem ser solicitados.

ARTERIOGRAFIA COM ESTENOSE DE CARÓTIDA

O tratamento dos pacientes com estenose de carótida deve ser individualizado de acordo com a gravidade da estenose e os sintomas apresentados, envolvendo:

– Controle de fatores de risco: abolição do fumo, controle medicamentoso e dietético de hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado, perda de peso e diminuição do sedentarismo.

– Uso de medicamentos: várias classes de medicações tem sua indicação nos pacientes com estenose de carótida, como por exemplo os anti-agregantes plaquetários (acido acetilsalicílico por exemplo) e as estatinas (sinvastatina por exemplo), devendo a indicação ser avaliada caso a caso.

– Tratamento Cirúrgico:  consiste na desobstrução da artéria carótida que pode ser realizada por duas técnicas.

-Endarterectomia de carótida: consiste na abertura da artéria e retirada cirúrgica de placa de colesterol causadora da obstrução. É realizada através de incisão no pescoço com o paciente em anestesia geral.

-Angioplastia de carótida: técnica minimamente invasiva onde a lesão obstrutiva é dilatada com implante de um stent no local. É realizada através de um orifício na virilha, com o paciente podendo ser submetido apenas a anestesia local.

ANGIOPLASTIA DE CARÓTIDA COM STENT