Úlcera Varicosa

A úlcera varicosa é uma lesão tissular necrótica que representa o estágio mais grave da insuficiência venosa dos membros inferiores. Os pacientes com essa enfermidade sofrem importante impacto em sua qualidade de vida, muitas vezes tendo que conviver diariamente com dor e privação de algumas atividades.

A úlcera varicosa ocorre nos pacientes com varizes de mmii de longa evolução ou nos pacientes com sequela de trombose venosa profunda (síndrome pós-trombótica). Nesses pacientes o aumento da pressão venosa local leva a diminuição da oxigenação tecidual e acúmulo de produtos tóxicos, fatores esses determinantes na formação da necrose tecidual que leva a úlcera.

As úlceras varicosas geralmente se formam perto dos tornozelos e geralmente estão associadas a outros sintomas da insuficiência venosa como as dores e o edema vespertino.

O diagnóstico é clínico mas o exame de ultrassom doppler venoso é fundamental para avaliar qual a causa determinante do aumento da pressão venosa, informação indispensável na programação do tratamento.ÚLCERA VARICOSA

O tratamento da úlcera varicosa envolve tanto cuidados locais quanto procedimentos para alívio da pressão venosa, visando cicatrização e prevenção de recidiva.

Os cuidados locais envolvem a realização de curativos baseados nas peculiaridades de cada úlcera (infecção local, presença de necrose, acometimento de tendões, etc), além de procedimentos ou uso de pomadas para remoção de tecidos desvitalizados. Eventualmente pode-se lançar mão de antibióticos orais em úlceras com grave infecção.

O alívio da pressão venosa pode ser atingido através de compressão elástica (meia elástica, faixas elásticas ou Bota de Unna) ou com procedimentos cirúrgicos visando o tratamento das veias doentes implicadas na gênese da úlcera. Para tanto pode-se lançar mão da cirurgia de varizes convencional, da ablação de safenas com laser/radiofrequência e da escleroterapia com espuma.

CURATIVO COM ENFAIXAMENTO ELÁSTICO

APLICAÇÃO DA BOTA DE UNNA