Varizes de membros inferiores

O coração bombeia sangue em direção aos tecidos pelas artérias e as veias são responsáveis pelo retorno desse sangue de volta ao coração. Esse retorno do sangue é impulsionado basicamente pela contração da musculatura das pernas que atua esvaziando as veias, que voltam a se encher com o relaxamento muscular.
As veias apresentam válvulas em seu interior que são responsáveis por impedir o refluxo do sangue quando ocorre esse relaxamento da musculatura.
A circulação venosa nos nossos membros é dividida em veias do sistema venoso superficial (menores, restritas a pele e que formam as varizes quando doentes) e do sistema venoso profundo (de maior calibre, localizadas no interior das musculaturas). Esses sistemas se comunicam através de veias perfurantes e das veias safenas.
Varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas que se desenvolvem por conta de alterações no funcionamento das válvulas venosas. Tais alterações promovem refluxo de sangue e aumento de pressão nas veias, determinando uma série de sintomas.

VEIA NORMAL                                             VEIA VARICOSA

As varizes podem se desenvolver por alterações degenerativas próprias das paredes das veias, levando ao seu enfraquecimento, dilatação e afastamento das cúspides das válvulas. Tais alterações são chamadas varizes primárias e as causas para sua ocorrência não são bem conhecidas.
As varizes também podem se desenvolver devido sobrecarga de pressão transferida das veias do sistema venoso profundo, situação essa a qual chamamos de varizes secundárias e que podem ser causadas por sequela de trombose venosa profunda, traumatismos ou mal formações congênitas.
Existem fatores que predispõem a formação de varizes como sexo feminino, hereditariedade, obesidade, idade avançada, sedentarismo, uso de anticoncepcional, terapia de reposição hormonal e múltiplas gestações.

As varizes podem causar dor, que é geralmente caracterizada pelos pacientes como queimação ou peso nas pernas, inicialmente aparecendo no período vespertino, porém podendo ser sentida durante o dia todo com a evolução da doença. O inchaço e alterações cutâneas, com espessamento e escurecimento da pele (dermatite ocre), aparecem com a piora do quadro. Na fases mais avançadas pode ocorrer a formação das úlceras varicosas, reduzindo muito a qualidade de vida dos pacientes.
Outras complicações que podem ocorrer são sangramentos e tromboses das veias varicosas.
Além dos sintomas acima, o prejuízo estético está presente em toda evolução da doença, sendo extremamente valorizado pelas mulheres.
O diagnóstico é clínico e pode ser complementado com o exame de ultrassom doppler venoso. Esse exame avalia qual componente do sistema venoso possui alteração valvular determinante no quadro apresentado (sistema venoso profundo, veias safenas ou veias perfurantes).

VARIZES

DERMATITE OCRE

ÚLCERA VARICOSA

O tratamento de varizes deve ser individualizado caso a caso na dependência das queixas clínicas que o paciente apresenta e do incômodo estético que a doença lhe proporciona. É importante salientar que existem muitas técnicas e que nenhuma é superior a outra, sendo que bons resultados podem ser atingidos com todas de acordo com a experiência pessoal de cada um.
Os pacientes com varizes devem ser encorajados a perder peso, adotar um estilo de vida menos sedentário e incorporar atividades físicas no dia-a-dia. Além disso, o uso de meias elásticas e de medicações venotônicas ajuda na melhora dos sintomas para pacientes sem indicação cirúrgica (ou que não desejam operar) e pacientes operados que persistem com sintomas residuais.
Dentre as opções de tratamento cirúrgico temos:

Microcirurgia de varizes:

A microcirurgia de varizes consiste na retirada de pequenas varizes através de cortes de 1-2mm realizados em seu trajeto. As incisões não necessitam de pontos para fechamento e proporcionam bom resultado estético, com curto tempo de recuperação pós-operatória. Pode ser realizada com anestesia local mas quando a quantidade de veias a serem retiradas é grande, opta-se pela anestesia raquidiana visando maior conforto.

MICROCIRURGIA DE VARIZES

-Cirurgia convencional (com ou sem safenectomia):

A cirurgia de varizes convencional é o procedimento mais realizado em nosso meio e, assim como na microcirurgia de varizes, realiza-se a retirada cirúrgica dos trajetos varicosos através de incisões compatíveis com o diâmetro das veias a serem retiradas. As varizes mais calibrosas em geral estão associadas a alterações valvulares das veias safenas, de forma que sua retirada muitas vezes é realizada em conjunto. Para a retirada de uma veia safena com a cirurgia convencional é necessária a realização de cortes no tornozelo e na virilha, pontos por onde a mesma é extirpada. O procedimento demanda internação hospitalar e anestesia (raquidiana ou geral), sendo o tempo de recuperação variável de acordo com a extensão da doença e a tolerabilidade do paciente.

-Ablação de safena por Laser ou Radiofrequência:

Os pacientes que tem varizes associadas a insuficiência de safena podem se beneficiar da técnica de ablação por laser ou radiofrequência. Nessa técnica a veia safena sofre um processo de obliteração a partir da energia térmica gerada pelo laser ou pela radiofrequência, transformando-se em um cordão fibroso e sem fluxo sanguíneo no seu interior. Não há a necessidade de cortes e a fibra do laser ou o cateter de radiofrequência são introduzidos a partir de uma punção guiada por ultrassom. Como vantagens essa técnica produz menos hematomas na perna e acelera a recuperação pós-operatória.

ABLAÇÃO POR LASER

ABLAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA

-Escleroterapia com espuma:

A escleroterapia com espuma é um tratamento para varizes que consiste na injeção de uma espuma produzida a partir da mistura entre ar e um agente esclerosante. A espuma tem a capacidade produzir uma reação química na parede das veias tratadas que leva à oclusão das mesmas. Essa esclerose das veias doentes tem o mesmo efeito de uma cirurgia onde é feita a retirada das varizes, podendo ser empregada em qualquer caso, mesmo no tratamento de veias maiores como as safenas por exemplo. O procedimento é realizado sob orientação ultrassonográfica e possui algumas vantagens e desvantagens em relação aos demais tratamentos de varizes.
Como vantagens da escleroterapia com espuma temos que a mesma é feita em consultório, através de punções das varizes, sem a necessidade de cortes, sem necessidade de anestesia ou internação hospitalar. Além disso não necessita repouso e não afasta o paciente de suas atividades diárias.
Como desvantagens os pacientes submetidos à escleroterapia com espuma podem apresentar um pouco de dor e desconforto nas primeiras semanas, decorrentes do processo inflamatório que a espuma causa nas veias tratadas. Além disso, podem se desenvolver pigmentações acastanhadas e pequenas nodulações no trajeto das veias tratadas, estas regredindo na grande maioria dos casos. Complicações maiores como alergia da substância ou trombose venosa são extremamente raras, felizmente.

PREPARO DA ESPUMA

EFEITO DA ESPUMA